Coluna: A Poesia Nossa de Cada Dia - de Elciana Goedert
Estamos vivendo um momento delicado em nosso país, principalmente devido a esta guerra declarada entre posicionamentos políticos (?) e ideológicos.
Essa luta ficou ainda mais acirrada com o surgimento de uma poderosa arma, que na verdade é estratégia baixa de manipulação dos fatos para conquistar a aprovação da população. Boatos, fofocas, intrigas, mexericos, especulação, hoaxou as famosas fakenews, uma roupagem moderninha para definir as divulgações deliberadas e maldosas de um fato (pseudo fato?), geralmente tem a finalidade de destruir a reputação de uma pessoa (pública ou não), empresa, governo... Quando não destrói, causa muitos transtornos até se provar a verdade.
Esse subterfúgio não é nenhuma novidade, pois desde há muito tempo “conquistadores” utilizam-se dele para apresentar sua versão da história. Ocorre que atualmente os tempos são outros, e circulam várias versões de uma mesma história. Os fatos são conhecidos quase que imediatamente após sua ocorrência, devido à rapidez de divulgação através da internet e das poderosíssimas redes sociais. O que é uma benção pode também ser uma maldição, já que no ambiente virtual perde-se o controle e disseminam-se inúmeras notícias de cunho duvidoso.
As “fake news” em nosso país viraram alvo de CPI, as Comissões Parlamentares de Inquérito na Câmara dos deputados federais, são simplesmente informações falsas divulgadas em redes sociais, que propagam-se velozmente e tem o poder de deturpar fatos para mudar a opinião da população. Muitas vezes estão mascaradas em manchetes bombásticas, totalmente deturpadas, que numa rápida análise pelo leitor, do texto a ela associado, já revela sua intenção. E ainda há vídeos e imagens que são adulterados intencionalmente, para dar uma ideia distorcida do que realmente foi registrado. Infelizmente, poucos se dão ao trabalho de checar a veracidade da informação antes de ajudar a disseminá-la na rede.
E o estrago é feito… “mentiras lançadas ao ar”.
IRRESPONSABILIDADE VIRTUAL
Falsas notícias, boatos e meias verdades
Sementes do mal ao vento, disseminadas
Ferem, destroem e causam barbaridades
Consequências que não serão divulgadas
Num clique várias pessoas são enganadas
A maldade encontra muitas oportunidades
Assim pessoas traiçoeiras são ovacionadas
Pois muitos acreditam em toscas inverdades
Aquele que deu início teve sua intenção
Maquinou o ato para o outro prejudicar
Sem se importar com uma futura sanção
Mentiras são como penas lançadas ao ar
Espalham-se rapidamente, sem contenção
Quem as lança, jamais poderá reagrupar.
Elciana Goedert (Ciça)
Comments