top of page

Sobre nós

Notícias, cultura, política & 

entretenimento

de qualidade

BEM VINDOS À CURITIBA SUBURBANA

 

 

Antes de tomarmos a decisão por este formato de mídia, pesquisamos e até testamos outras possibilidades, uma delas foi um site voltado exclusivamente para um bairro em específico, no entanto, percebemos que logo nos sentiríamos compelidos a levar o mesmo serviço a outros bairros da cidade, outras comunidades carentes de uma comunicação popular, mas de qualidade, que tenha a função de aproximar a cultura e a política de Curitiba daqueles que mais necessitam delas que é a classe trabalhadora, a classe média/baixa dos bairros afastados do centro, que culturalmente não costuma participar da vida da cidade, a não ser trabalhando, produzindo as riquezas que a sustenta e indo às urnas para eleger os seus administradores.

   Curitiba é uma bela cidade, financeira e culturalmente rica, mas os braços dessa riqueza não alcançam a sua enorme e distante periferia, os bairros coexistem com a cidade como se fossem ilhas, que se ligam ao resto dela através de pontes cujo único destino é o trabalho, ou na melhor das hipóteses, alguma rara diversão no âmbito privado. Do que a cidade possui em termos de cultura e lazer, a maioria não participa, não desfruta por uma série de motivos que trataremos ao longo das nossas edições.  Aqui vamos discutir, não apenas os problemas estruturais, políticos e sociais do nosso povo, mas também as questões conceituais e ideológicas sobre as quais se construiu a estrutura da sociedade curitibana, essa estrutura que separa, sistematicamente, ricos e pobres, suburbanos e metropolitanos, maquiando a cidade, fazendo com que ela pareça perfeita, quando existe uma muralha invisível que inviabiliza o acesso do povo ao que a cidade pode lhes oferecer de melhor.        

 

Foi com esse objetivo que lançamos Curitiba Suburbana. Muito mais que produzir uma revista online popular e de qualidade, para chegar ao povo da periferia, desejamos abrir a caixa de pandora. Embora tenhamos consciência de que esse “apartaid” social, é uma realidade em todo o país e não apenas de Curitiba, temos também o ideal de que a mudança possa começar aqui, mas ela só tem uma chance de acontecer a partir do momento em que a questão for levantada, pensada e discutida. Falamos sobre serviços e bens públicos dos quais todos possuem direito de usufruir e sobre a administração da cidade, a política e a conduta daqueles que são eleitos por todos e não apenas pelas classes abastadas do centro e seus arredores, o povo que trabalha, produz e vota, tem o direito a participar da vida da cidade, em toda a sua composição.

Com esse ideal em mente escolhemos um formato de mídia capaz de movimentar−se e ir até o público pelos meios mais variados, preferimos a revista, também por ter um designer moderno e fácil de ser navegado, para que a experiência dos nossos leitores seja a mais agradável possível. Apostamos no valor social que a Curitiba Suburbana pode agregar para o povo, apostamos que sua proposta de ser um elo entre a população periférica e a vida cultural e política da cidade, que acontecem quase despercebidas por este público, possa ser compreendida e aproveitada ao máximo. Que possamos estimular a classe média/baixa a frequentar os parques e os pontos turísticos, os eventos culturais como teatros, shows, bibliotecas e museus. Os cursos, as oficinas de arte, as leis de incentivo a produção cultural, as parcerias oferecidas pela iniciativa pública e tudo o mais de que eles possam usufruir, além de cobrar da prefeitura e dos vereadores da cidade, que criem os meios e as condições necessárias para que o acesso dessa parte da população curitibana a esses serviços e espaços seja, não apenas facilitado, mas também incentivado. Sejam todos bem vindos!

Equipe

foto ana.jpg
foto antonio.jpg

Editora-chefe

Produtor/ Jornalista responsável.

Antônio Caccia

antoniocaccia@hotmail.com

(41) 98768-1909

    bottom of page