top of page
Foto do escritorCuritiba Suburbana

VAIDADE DE ESCRITOR




Mudamos de um apartamento grande para um pequeno e tínhamos muitos livros e pouco espaço.

– Pode deixar na mesa que eu mesma guardo, Wanda – gritei da cozinha quando vi Wanda, a diarista, tentando acomodar os livros.

Ela olhou para mim com curiosidade:

– Nunca vi tanto livro! Você já leu tudo isso?

– Claro, já li.... – respondi com orgulho.

– Puxa! Leu tudo isso?! – exclamou ela. Eu estava ficando vaidosa com sua admiração, quando Wanda acrescentou. – É livro para caramba, e você leu tudo! Você sim que não tem nada para fazer na vida, né?...

Caminhou até a geladeira e, enquanto abria a porta e retirava o frasco de maionese, resmungou: - Só ler, ler… que coisa chata – mexendo a cabeça para os lados e enrugando o nariz como quem cheira couve podre.

Tentei ocultar minha decepção e falei: – Wanda, vou lhe dar um livro de presente.

Procurei um, de minha autoria, e dei para ela. O fiz por puro egocentrismo. Todo autor no fundo é egocentrista, quer mostrar a sua obra.

– É de sua autoria? Perguntam com os olhos arregalados as vizinhas. A gente tem a oportunidade de mostrar nosso trabalho, e então, desce os olhos com fingida humildade e afirma com um leve movimento de cabeça. Eu imaginava meu momento de triunfo... saboreava mentalmente essa conquista.

A diarista deixou sobre um prato o pão com maionese, folheou algumas páginas e voltou a olhar a capa. Um “uuééé” muito sonoro escapou de sua garganta. Senti-me triunfante, pois com certeza ela descobrira o meu nome no livro e esse “uuuééé” seria de admiração.

A diarista voltou-se para mim e perguntou: – Não tem desenhos nesse livro?

– Não, não tem... respondi já um pouco acanhada com o tom da conversa.

– Livro chato, né?

– Pode me devolver – disse eu. Melhor procurar outro com desenhos para você.

Devo admitir que a diarista me deu uma lição. Sim, Wanda é a melhor pessoa do mundo para derrubar a vaidade de qualquer escritor.




Sobre a Autora:

Isabel Furini é poetisa, escritora e palestrante. Ministrou durante 15 anos a Oficina Como Escrever Livros, no Solar do Rosário, Curitiba/PR. Autora de 35 obras, entre elas, “Os Corvos de Van Gogh” (poemas). Participou de Antologias poéticas em Portugal, Argentina e Chile; é criadora do Projeto Poetizar o Mundo; membro da Academia de Letras do Brasil/Paraná; Presidente da AVIPAF (Academia Virtual Internacional de Poesia, Arte e Filosofia); recebeu Comenda Ordem de Figueiró, Artes e Cultura do Brasil; foi nomeada Embaixadora da Palavra pela Fundação César Egido Serrano (Espanha, 2017); seus poemas foram premiados no Brasil, Espanha e Portugal. Em 2018, realizou um Recital Poético bilíngue (espanhol/inglês) na Biblioteca Pública de Burlingame, Califórnia, USA.



Comments


bottom of page