Rins devem receber um cuidado maior durante o verão
- Curitiba Suburbana
- 14 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Por Dr° Celso Luiz Dellagiustina


A Revista Virtual Curitiba Suburbana apresentará semanalmente uma série de dicas de saúde do Dr° Celso Luiz Dellagiustina. Essas dicas também podem ser encontradas em seu no perfil pessoal no Facebook. O Dr° Celso Luiz Dellagiustina nasceu em Rio do Sul /SC em 31/03/1952. Formado pela UFSC e especializado em ortopedia e traumatologia. Foi Vereador na cidade de Rio do Sul (1982 -1988) e Prefeito da mesma cidade (1988 – 1989). De 1997 a 2000 foi Secretário de Saúde de Rio do Sul, Membro Titular da Comissão Intergestores Bipartite(CIB)de Santa Catarina, Vice Presidente da Região Sul do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde. Ex Secretário Municipal de Saúde do Município de Itapema SC (2005), onde reside. Atualmente é Presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde, membro titular da CIB, sendo também seu coordenador. Celso Luiz Dellagiustina é ainda formado em Direito pela UNIDAVI (Universidade de Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) no ano de 2004, tendo sido aprovado no Exame de Ordem OAB Seccional SC.em 2005-1
Rins devem receber um cuidado maior durante o verão
O intenso calor de verão pode comprometer os rins.Nos períodos mais quentes do ano há um aumento de cerca de 30% no atendimento a casos de cálculos renais, isto decorrente das mudanças na alimentação, a falta de ingestão de água e o aumento da temperatura.
No verão, a dieta ideal para a saúde dos rins inclui primordialmente o aumento da quantidade de água (cerca de dois litros ao dia) e de sucos de frutas cítricas, associado à diminuição do uso de sal nos alimentos.
As refeições diárias devem conter mais verduras, legumes, frutas e saladas. Os frutos do mar, por exemplo, ainda contém altas doses de ácido úrico, um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos cálculos renais. É importante também considerar a redução de frituras e carne vermelha nesta época de calor.
Para detectar se é preciso consumir mais água, é só ficar de olho na cor da urina. Quanto mais transparente estiver, melhor. Se estiver com aparência amarelada e escura, é sinal de que o corpo precisa de mais líquidos para manter-se hidratado, longe dos cálculos renais.
É importante que o paciente esteja atento para os perigos das receitas caseiras, como chás popularmente conhecidos como ‘quebra-pedras’. Nos casos de dores e cólicas renais, os pacientes com cálculos renais devem procurar o médico urologista para evitar infecções graves.
Comentarios