top of page
Foto do escritorCuritiba Suburbana

Tatuartfest - Festival das Artes em Tatuquara

O festival que teve início em 12 de Setembro, segue com sua programação até 8 de Novembro.


O projeto é do Grupo Arte da Comédia, de Roberto Innocente e é inteiramente custeado pela Fundação Cultural de Curitiba, através da lei de mecenato. Esse é um marco na história da nossa periferia e pode servir como exemplo para que outros agentes aproveitem os incentivos da Prefeitura para dar continuidade à produção cultural em nossos bairros.

A iniciativa inédita oferece espetáculos teatrais, shows musicais, exibição de filmes, atrações infantis e oficinas variadas, com os ingressos a um valor simbólico de R$ 2,00 (dois reais). Além do benefício de oferecer lazer e cultura à população regional, esse projeto está dando visibilidade aos artistas locais, o que é um importante incentivo, especialmente para os jovens artistas em início de carreira.

A expectativa é a de que eventos como esse tornem-se contínuos em Curitiba, não apenas com novas edições do Tatuartfest, mas também com outros festivais que se espalhem pelos bairros. Nossa periferia sempre foi carente de cultura e lazer, pois todos os recursos tendem a serem direcionados para o centro e para os bairros próximos a ele, agora, finalmente, a Prefeitura está voltando sua atenção aos que mais necessitam de acesso à cultura, expandindo vários meios de incentivo à produção de cultural, que podem ser levados também aos subúrbios. Mas, para tanto, é necessário que agentes e idealizadores, tenham a mesma iniciativa que teve Roberto Innocente, do Grupo Arte da Comédia e tomem para eles o dever de usarem esses recursos oferecidos pela Fundação Cultural para produzirem cultura onde há a falta dela e para quem mais necessita dela, propondo novos projetos ainda mais inclusivos, que possam fazer da arte e da cultura, instrumentos de transformação social nos bairros de Curitiba.

É preciso incentivar também, novos agentes culturais no seio das comunidades, artistas, idealistas, estudantes, líderes comunitários, pessoas que se disponham a propor idéias e desenvolver projetos e a aprenderem sobre a burocracia das leis de incentivo, para levarem cultura a suas vilas e bairros, pois de nada adianta existirem os recursos, se eles não forem acessíveis a quem se destinam.

O Festival de Arte em Tatuquara é como um farol que se acendeu para iluminar novos pensamentos e de novas idéias, por isso, fica aqui os nossos aplausos aos produtores desse grande evento e à Fundação Cultural de Curitiba, que cumpre com louvor o seu papel de propulsora da transformação social, através da produção de cultura em nossa cidade.


Para acompanhar a programação do Festival, acesse o site:


Para acompanhar os eventos do Tatuartfest, acesse a página do Festival no Facebook:


Para saber mais sobre as leis de incentivo da Fundação Cultural de Curitiba, como o mecenato e o Fundo Municipal, acesse:



Comments


bottom of page