(Representada por Edinho Man – Vocalista e Baixista da banda)
Vamos conhecer um pouco do estilo Underground, com essa banda que faz sucesso na noite curitibana desde 2002 e que representa parte importante da música da nossa cidade. Quem conversou com a gente foi Edinho Man, vocalista e baixista da Hélix.
Curitiba Suburbana: Quem foi o fundador da banda? E quando ela foi fundada?
Edinho Man: Os Fundadores da Banda foram: Eu, Siumar Otto e Diogo Correa, em dezembro 2002.
Curitiba Suburbana: Qual o estilo e a influência da Banda?
Edinho Man: Estilo Post Punk. A influência é Rock Anos 80.
Curitiba Suburbana: De onde surgiu o nome da Banda?
Edinho Man: O nome Surgiu da Nebulosa Hélix, conhecida como o Olho de Deus.
Curitiba Suburbana: A banda tem repertório próprio?
Edinho Man: Sim, possuímos muitas músicas autorais, já fizemos shows só com músicas autorais, hoje 70% são autorias e 30% versões de cover que gostamos.
Curitiba Suburbana: Conte-nos um pouco da história da banda.
Edinho Man: O Ano era 2002. Siumar e eu já tínhamos mais que 28 anos, ou seja, passamos da idade de morrer pelo Rock. Junto com Diogo, nos encontramos para tocar cover, o que não deu muito certo, mas nossas composições próprias começaram a dar certo, e ficou assim: Edinho Man, voz e baixo; Siumar Otto, Guitarra e Diogo Correa, bateria e backing.
Em 2005 gravamos nossa primeira demo, intitulada: Dia a Dia e começamos a tocar por Curitiba, em 2006, gravamos nosso Primeiro cd, intitulado: Cd 2, logo após a apresentação de lançamento, Diogo se desliga da banda, passamos por um período de troca de integrantes e readequação.
Encontramos Edimilson Stelmack e nos readequamos assim: Edinho Man, voz e baixo, Siumar Otto, bateria e Edimilson Stelmack, guitarra e voz. Com essa formação em 2007, gravamos a demo, intitulada: Eu já ouvi isso antes e continuamos a tocar pelo Underground.
Em 2008, gravamos nosso o Cd: Não Há Controles, que tem a música: A Mídia, a qual começou a ser elogiada no Underground.
Por Volta de 2010, nos tornamos um quinteto, com a entrada de Caio Nascimento na segunda guitarra e Fabrício Brantes nos teclados, com essa formação, gravamos o Cd: Ultimamente, do qual a Música: Todas as coisas fora do lugar nos classificou para o primeiro Festival Geração Mundo Livre. Não passamos para as fases finais, mas ganhamos pelo voto do público, neste cd consta a música: Tudo Claro, com letra de Leminski, autorizada pela família dele. Logo após a gravação, Caio e Fabrício desligaram-se da banda, então voltamos a tocar como trio.
Em 2017, decidimos nos reinventar, encontramos o Jovem Natan Branco, excelente baterista, toca em umas seis bandas na cidade e Siumar voltou para Guitarra, com esta formação o som da banda ficou mais completo e forte; a entrada do Natan trouxe mais peso e Siumar voltando para Guitarra, complementou o som, deixando mais elaborado.
Em 2018, gravamos em estúdio o Cd: Hélix ao Vivo, tudo de forma direta, neste cd consta a música: Seja Bravo, da Banda Curitibana anos 80 Arsis e Tesis, a qual, José Roulien Jr e Rogério Franzini, nos autorizaram a gravar e tocar, como já falado, neste cd ao vivo em estúdio, o som está mais pesado e elaborado
Atualmente estamos criando músicas novas e buscando algumas abandonadas, que são boas, para regravarmos.
Curitiba Suburbana: Qual a situação mais difícil que a Banda já passou?
Edinho Man: Justamente, foi na apresentação do primeiro Festival Geração Mundo Livre, pois aconteceu algo inédito: no final da segunda música a corda da guitarra estourou e não tínhamos guitarra reserva; enquanto tentava-se trocar a corda, a Maryelle Loyola veio fazer uma entrevista comigo sobre a banda, o que foi bem bacana; resumindo, David Ernest, o guitarrista do Kráppulas, ao qual somos gratos até hoje, nos emprestou sua guitarra e finalizamos a apresentação. Talvez, se não fosse por esse detalhe, tivéssemos passado, mas como mencionei antes, ganhamos o voto do público, o isso foi Gratificante.
Curitiba Suburbana: Em quais tipos de eventos a banda faz shows?
Edinho Man: Fazemos apresentações nos meios undergrounds, buscando impactar com letras e sons, buscando peso e poesia.
Curitiba Suburbana: Quais os projetos e ambições do grupo?
Edinho Man: O próximo projeto é gravar Cd autoral em 2020 e ambicionamos ser conhecidos pelo Brasil afora.
Curitiba Suburbana: O que a banda acha do cenário underground atual?
Edinho Man: Tem um número muito grande de bandas de alta qualidade com muito a oferecer; música boa e de estilos variados não faltam em Curitiba.
Tivemos, este ano, uma baixa muito dura, que foi o falecimento do Sr. Linos, foi uma grande comoção, com certeza ele irá fazer muita falta, pois ele era o dono do Bar que mais abriu espaço para bandas Undergrounds. Toda banda iniciante era aconselhada a começar no Lino´s e depois ninguém queria sair mais de lá.
O Lino´s Bar continuará mensalmente, o que é bom, mas terá menos shows, vamos torcer para que surjam novos espaços.
Curitiba Suburbana: O que falta para que as Bandas Undergrounds tornem-se mais conhecidas?
Edinho Man: Falta terem apoio dos meios de comunicação. Hoje, rádios, jornais e revistas que apóiam, são poucos; as bandas precisam se unir mais e pararem de competir, ao invés disso, umas divulgarem as outras. Acreditamos que só assim atingiremos um público cada vez maior.
Também ajudaria, e muito, se tivéssemos mais espaços para tocar, como teatros, parques e, por que não? Escolas. Além de festivais patrocinados pela fundação Cultural que abrangessem um número maior de bandas. Artistas para tocar em todos estes locais não faltam.
Curitiba Suburbana: Que mensagem vocês gostariam de deixar para os leitores, fãs e amigos da banda?
Edinho Man: Sejam leves, sejam alegres; busquem cultura, vivam e divirtam-se, um dia tudo acaba, mas até lá, vamos existir com qualidade! Let´sRockkkk.
Contatos para contratar a Banda:
Edinho Man – 41-99603-9715 / Siumar Otto: 41 –9115-6461
Edimilson Stelmack – 41- 8867-1990 / Natan Branco: 41 – 9580-0467
Sons da Hélix para ouvir e baixar:
Página oficial no Facebook:
Comments