Homenagem da filha do ex presidente João Goulart
No dia 6 de dezembro de 1976, há 43 anos, meu pai, João Goulart, proibido de voltar ao Brasil e desaconselhado a permanecer no Uruguay e na Argentina, morreu no exílio em sua fazenda de Mercedes, Corrientes, Argentina. Foi um grande líder popular, autêntico representante de um projeto nacional reformista e sempre comprometido com as lutas sociais de seu tempo.
Em tempos de radicalização política foi vítima do ódio da extrema direita que o qualificava de comunista, mas que na verdade, nunca aceitou perder nenhum de seus privilégios, nem tinha interesse em diminuir o enorme abismo social do nosso país.
Foi também incompreendido por setores da esquerda que o acusavam de fraco e conciliador. Mas ele era sim, preparado para o exercício do poder e teve como meta e desafio, transformar a realidade social a favor dos trabalhadores.
Jango foi injustiçado pela memória histórica nacional. Querido pai, saiba que você é parte fundamental da minha formação .
Receba todo meu afeto e meu imenso agradecimento por tudo que vivi ao seu lado. Juntos continuaremos, no meu amor e na eterna saudade.... .
Rio de Janeiro, 06 de Dezembro de 2019.
Denize Goulart
Filha do ex presidente João Goulart,
historiadora e presidente do Espaço Jango.
João Goulart, João Belchior Marques Goulart (São Borja, 1 de março de 1919 — Mercedes, 6 de dezembro de 1976), conhecido popularmente como "Jango", foi um advogado e político brasileiro, 24° presidente do país, de 1961 a 1964. ... Foi deposto pelo Golpe Militar de 1964, liderado pelo alto escalão do Exército. , Luiz Carlos Prestes, Getúlio Vargas, fizeram história, com medidas para o trabalhador e outras contra, mas, não conseguiram cortar o cordão umbilical com os Estados Unidos.