É com muita alegria que fechamos nosso primeiro mês de trabalho. Foram 2 números do formato Revista e 30 dias desde o lançamento do site, com 5 mil leituras nas postagens diárias e mais de 6 mil leituras nas edições mensais.
Não poderíamos comemorar esta marca, sem antes contar um pouquinho da história destes últimos 45 dias. Sabemos que 5 k de leitura não chega a ser nenhum fenômeno de sucesso, mas para nós, significa muito mais que isso.
O projeto dessa Revista, apesar de já ser um sonho antigo para mim e para Antônio Caccia, nosso jornalista, nasceu de um súbito momento de inspiração, uma dessas coisas que se decide de um minuto para o outro. E o que soava mais como uma utopia, ganhou força rapidamente, deixando de ser uma tentativa descompromissada, para ocupar 100% do nosso tempo e esforço na construção de algo que agregasse valor às nossas vidas e à vida dos nossos leitores.
No entanto, começamos com grandes limitações, podemos dizer que tudo o que tínhamos era uma ideia na cabeça e muita força de vontade, não dispúnhamos de um vintém que fosse para investir, sendo que nós mesmos já enfrentávamos sérias dificuldades financeiras. Para se ter uma ideia, comecei a construção do projeto usando modelos gratuitos das plataformas de criação, tanto para o site, quanto para a Revista, pois não tínhamos (como continuamos não tendo) nem mesmo os recursos para adquirir planos pagos, com melhores ferramentas.
Creio que fizemos milagre, pois apesar de tudo, conseguimos criar um piloto de alta qualidade, não a qualidade gráfica, necessária, mas a qualidade de conteúdo, aliada a uma proposta inovadora e democrática que abre espaço para múltiplas ideias e pessoas, que desejam mostrar seus trabalhos e ganhar voz na mídia independente. Em questão de dias já tínhamos uma dezena de colaboradores, gente de todos os cantos da cidade e até do país, juntando-se a nós e nos trazendo uma diversidade de conteúdos qualificados para nossas publicações. Assim, em um esforço conjunto com esses colunistas e profissionais, pudemos realizar um trabalho digno de uma mídia independente de altíssima categoria, sem perder o nosso caráter popular.
Nosso desejo é continuar agregando todo tipo de profissional, do jornalismo, da cultura, da literatura, da política ou de quallquer área, que tenha talênto e força de vontade para lutar ao nosso lado e construir, junto com a gente, um novo ícone da mídia curitibana e, porque não? nacional. Se estou sonhando alto? Nada é alto demais para quem tem asas n'alma, não é?
Bem, como somos elétricos e estamos apenas no começo de um grande jornada, é claro que temos novidades. A Curitiba Suburbana ganhará, em breve, um canal no Youtube. O projeto ainda está em fase de amadurecimento, mas, para quem me conhece, sabe que sou do tipo imediatista e não demora, vocês vão estar vendo a minha carinha "bonita", todos os dias, no nosso possível "Papo Com A Suburbana" (que isso fique em off, tanto o nome do quadro, quanto a minha carinha "bonita", pois pode não ser nada disso rss).
Enfim, não entramos nessa para morrer na praia, entramos com tudo, e a porta, para quem quiser entrar e crescer ao nosso lado, está aberta. Sintam-se convidados!
Ana Campos
Comments