top of page
Foto do escritorCuritiba Suburbana

As Severinas

Mulheres de Luta, Música e Axé


Alter do Chão, no estado do Pará, um pequeno paraíso no coração da Amazônia, foi onde tudo começou, quando seis mulheres se encontraram. Nascidas e criadas em um mundo masculino, o desejo de romper com toda a forma de opressão, violência e injustiças cometidas contra as mulheres virou música. Vindas de diversas realidades e campos de atuação, elas tinham um mesmo objetivo: transformar suas angústias em arte e criar uma rede de afeto e suporte feminino.


No início de 2017, Aloyana, Hellen, Letícia, Mariana, Teresa, Tula começaram a se encontrar constantemente para fazer música de forma despretensiosa e se fortalecer enquanto mulheres. O ritmo escolhido foi o forró pé de serra e logo as Severinas ficaram conhecidas na região, apresentando-se em diversas praças, festas, casas de show e manifestações populares.


Aloyana explica que elas escolheram clássicos cantados em vozes masculinas para poder transmutar o machismo presente em muitas letras de forró. “Facilita, por exemplo, cantada por homem soa muito machista, né? Mas quando a gente canta soa completamente libertadora. Isso é legal para mostrar que a gente pode olhar com outros olhos esse mundo musical e tantas vezes machista, trazer um pouco do nosso ar, da nossa feminilidade”, diz. “Esse é o nosso tempero, nós mesmas. Nosso tempero é sermos nós mesmas, nossa presença, nossa força de mulheres no palco”, finaliza.



Em sua primeira apresentação fora de seu estado, o grupo paraense mostra a diferença que faz o tempero feminino nos clássicos do forró pé da serra


A CAIXA Cultural Curitiba recebe, de 29 de novembro a 1.º de dezembro, a banda Severinas, que faz sua primeira apresentação fora de seu estado, o Pará. Com o apoio do Selo Alter do Som, iniciativa do Espaço Alter do Chão, que promove o fortalecimento e divulgação de artistas do Oeste do Pará, o grupo feminino chega trazendo na bagagem muito baião, xote, xaxado, resistência e a força do poder feminino. O repertório é formado por clássicos do forró pé serra, que ganham outra intensidade nas vozes femininas.




SHOW COM AS SEVERINAS:


Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Data: de 29 de novembro a 1º de dezembro

Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h



INGRESSOS:

R$30 e R$15 (meia – entrada conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.


Bilheteria: (41) 2118-5111 (De terça a sábado das 12h às 20h. Domingo das 16h às 19h). Informações: (41) 2118-5111

Duração: 90 minutos

Classificação: Livre

Capacidade: 125 lugares (2 para cadeirantes)


De Inverno Comunicação:

Adriane Perin

41 999021814



Comments


bottom of page